top of page
Buscar

Tempo e rotina

A chegada de uma criança muda toda a nossa vida. Não tem como achar que a vida vai ser a mesma. Faz parte total do desenvolvimento como ser humano: maternar e paternar, gerar e educar a próxima geração. No meio de tantas mudanças para se adaptar, como encontrar tempo para as coisas?

Eu lembro que, logo que meu filho nasceu, eu estava produzindo um curso de cozinha — defumação artesanal vegana e fermentação selvagem — e tinha pouco tempo para me organizar. Claro que essa era uma das minhas únicas saídas durante a pandemia, afinal ninguém podia sair de casa e meu trabalho sempre tinha sido presencial até então.

Recebi o conselho de um amigo, Gabriel Kanashiro, sobre como me organizar. Ele disse: “cara, eu janto cedo, durmo cedo, acordo cedo e faço muitas coisas enquanto minha filha dorme”. Dito e feito. Segui nessa linha: passei a fazer as gravações durante o dia, uma receita ou uma aula teórica, e, de madrugada, acordava às 3h33. Fazia um pouquinho de yoga para manter meu corpo de bambu, tomava chimarrão, punha o pão para assar (já estava pronto para isso; e ainda aquecia a casa no inverno) e, às 4 horas, já estava sentado editando vídeos no Movie Maker. Isso me rendeu uma renda e uma bela experiência.

Também tinha lido o livro O Milagre da Manhã, por recomendação do meu amigo Jun Yamaguchi, que também é pai, atleta e empreendedor…

Esse aprendizado é muito interessante, pois nos mostra a determinação e disciplina de uma pessoa. Mas o mais importante é aprender a se colocar em primeiro lugar. Pode parecer contraditório, mas ao acordar cedo e fazermos coisas por nós mesmos — cuidar do corpo, da saúde, do trabalho (especialmente no empreendedorismo) —, é uma forma de ter tempo para si e se organizar. Com isso, eu tinha tempo para meu filho durante o dia. Conseguia fazer minha parte na organização da casa e a mãe do meu filho podia ter tempo para ela também.

Criar uma criança é uma grande oportunidade para se reinventar e buscar o melhor de nós. Saber que, para mudar um hábito, é preciso abrir mão de certas coisas e criar novas rotinas.Uma grande amiga e mestra, Andreia, me ensinou que tudo está sempre mudando, e nada vai permanecer como está. Basta ir se moldando aos poucos que as coisas se ajeitam.

Naquele tempo, eu morava numa casa no sítio da minha grande amiga e irmã Luana Buono, com seu maridíssimo camarada Fausto Arestas e a filha incrível, Pietra.

ree

ree

ree

ree

ree

ree

Bons tempos que ficaram na memória… o tempo passa, né?

E você, mamãe e papai, como organiza sua vida?Comenta aqui e compartilha com quem tem valor para você.

 
 
 

Comentários


bottom of page