Qual sua dieta?
- enzolmartin
- 12 de set.
- 2 min de leitura
Já pensou que a gente vive num mundo de paradoxos e diferentes pontos de vista? É incrível como existem opiniões embasadas para qualquer coisa. Tem gente que chama isso de dualidade, ou de formas de ver as coisas, aquilo que te convém e etc…
No universo da cozinha tem um ponto que eu acho bem interessante. Ser vegano ou não ser? O que é melhor pra saúde? Tenho amigas e amigos vegs que vivem bem e felizes, saudáveis e saltitantes. Tenho amigos e amigas carnívoros que também contam com excelente disposição e qualidade de vida. Seria cada corpo diferente? Tem dieta ideal?
Os antigos egípcios (os originais, pretos) eram crudívoros, os indus vegetarianos (maioria), e os nossos queridos indígenas brasileiros carnívoros (onívoros, na verdade).
Tem linha que fala da base da pirâmide alimentar ser cereais e outros que ingerem mais de 80% entre gorduras e proteínas (não param keto né?
Eu já fui de tudo: junkie, macrobiótico, vegetariano, vegano, e hoje me identifico como ser vivente que gosta de comer o que me faz bem, alinhado, é claro, com alguns desejos que às vezes aparecem. Sou onívoro que aprecia o jejum, o suco vivo ou vitamina pela manhã, carnes (especialmente peixe – afinal, estudei com os povos originários a arte da cozinha e charcutaria tradicional); aprecio também passar períodos sem consumo animal. Para mim, tem que ouvir o corpo, entender os desejos e aprender a comer – cozinhar também. Acho que não existe certo e errado nesse mundo de paradoxos.
Eu ensino gregos e veganos a cozinhar e comer melhor, dependendo da sua dieta, seu biotipo, região e gostos. Claro que aconselho a tirar os ultraprocessados, que não são comida de fato.
E você? Come o quê?






Comentários